Manual do Proprietário e do Condomínio
​
Entregar um manual do proprietário e do condomínio fora das normas da ABNT NBR pode trazer uma série de implicações legais, técnicas e comerciais para o incorporador/construtor.
1. Implicações Legais
Um manual mal elaborado, com uso deficiente de normas aplicáveis e na sua versão correta, pode resultar em problemas de interpretações de uso ou manutenção, levando a acidentes, danos materiais ou mau uso — o que pode acarretar ações judiciais contra o responsável pela entrega do manual.
2. Implicações Técnicas
Um manual fora das normas pode dificultar a compreensão técnica e prejudicar a manutenção preventiva e corretiva dos sistemas da edificação.
Prejuízo ao desempenho da edificação, da sua vida útil e impactando na gestão de garantias e assistência técnica.
3. Implicações Comerciais e Reputacionais
Perda de credibilidade: A entrega de um manual fora das normas pode gerar insatisfação do cliente, afetar a imagem da empresa e impactar a confiança na marca.
Comprometimento de certificações: empresas que buscam ou mantêm certificações de qualidade (ISO 9001, PBQP-H, entre outras) podem ter não conformidades apontadas em auditorias devido à documentação fora dos padrões.
Dificuldade em repasses e financiamentos: Instituições financeiras ou programas como o Minha Casa Minha Vida podem exigir documentação técnica regularizada e conforme as normas da ABNT.
​